Notícias

07 de setembro | 17:28

7 de setembro com Novas Pessoas! Novos tempos! Novas perspectivas?

Sábado, 7 de setembro 2019. Estamos há 2 dias para começar a Exposibram. Normalmente seria uma oportunidade em que todos nós da mineração, ao fim das nossas conversas diárias, e-mails e mensagens dos últimos dias, nos perguntávamos: Nos vemos em BH? Invariavelmente, eu pessoalmente, atendia o evento por 1 dia, por ser um evento muito grande, ligado a equipamentos, e onde esbarrávamos uns nos outros, mas era impossível planejar, encontrar, ver as pessoas de interesse no mesmo local.

Bem, a Exposibram de 2019 está sendo diferente, embalados por uma recente e profunda mudança na Mineração, eu vou participar por 3 dias, e acredito que muitos farão o mesmo, e explico porque: 1) estamos presenciando uma onda que exige mais dedicação, abertura para discutirmos, das novas adversidades na mineração; 2) somos de fato “exigidos” a participar ativamente de todo evento, nada mais justo, pois sem  a pesquisa não existe mineração, e 3) estamos mais unidos, creio que todos concluímos que estamos perdendo mercado, espaço, a olhos vistos, e acho que o IBRAM e as Majors, finalmente entenderam que temos que agir como um só, e numa mesma direção, em prol do setor. Temos que, juntos falarmos com a sociedade, com a indústria, com os jovens especialmente (falei isto no evento de gerentes da Adimb), do contrário enfrentaremos grande dificuldade de ação e compreensão por parte da sociedade.

Sempre insisti que nenhuma das associações quer disputar espaço, ao contrário, temos tanto trabalho acumulado e oportunidades, que não fazia sentido nos deixarmos levar por vaidade, interesses pessoais, arrogância, ausência, etc. Lamento os que foram movidos por estes sentimentos e nos trouxeram ao cenário atual.

Vejo com tristeza que mudanças ainda são mal recebidas pelo setor, e que invariavelmente repetimos o passado, nos utilizando de práticas  e conceitos já totalmente ultrapassadas

Em relação às instituições, louvo e parabenizo as iniciativas de renovação. É gratificante ver novas ideias, pessoas e as mudanças de visão que surgem na ANM, ADIMB, MME, ABIROCHAS, ABAL, etc. 

Mas é muito bom o fato do setor querer  mudar, assim como a ABPM também mudou desde sua fundação. Este movimento é mais que saudável, é imprescindível. 

Temos de olhar para frente! A mineração tem um papel importantíssimo no futuro do país, precisamos estar unidos nesta árdua caminhada, neste 7 de setembro. Convido-os a refletir e, juntos, na abertura da Exposibram, promovermos uma abertura de nossos corações, no sentido de trilharmos juntos e unidos em busca de um futuro melhor para todos os brasileiros.

A todos um feliz dia da Independência! 

A ABPM deseja que a Exposibram 2019 seja um sucesso, com merecido reconhecimento a todo trabalho de todo time IBRAM, e em especial ao Flavio Penido e Wilson Brumer.

Luis Azevedo 

Presidente 

 
Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br