Notícias

11 de setembro | 21:39

ABPM defende mineração sustentável no Canadian Mining Day

A mineração sustentável é possível por meio do balanço do mínimo de impacto negativo da atividade e o máximo de proveito social, ambiental e econômico. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Luis Azevedo.

Ele participou no Canadian Mining Day, que aconteceu ontem (10) na Exposibram 2019, em Belo Horizonte (MG).

Segundo Azevedo, para a ABPM, a adoção do Towards Sustainable Mining (TSM) começa com pesquisa sem impactos; conscientização do minerador para obtenção da licença social "Brasil", com consulta contínua para melhorar o desempenho, mas com foco na nossa realidade social; minerar com indicadores de desempenho para cobrar melhoria contínua, fortalecendo parcerias locais e reduzindo desigualdade; responsabilização do minerador pelos resultados na esfera civil e criminal e pela transparência, por meio estabelecimento de indicadores com verificação independente, reais, pela sociedade.

Um exemplo é a mina de Antas Norte, da Avanco Resources no Pará. Ela foi construída em 9 meses e teve seu ramp up em 60 dias. Está sendo operada desde 2015 sem acidentes e desde seu inÍcio vem desenvolvendo um relacionamento estreito com as comunidades ao em torno.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br