Notícias

29 de janeiro | 09:23

ABPM destaca a situação legislativa da mineração em reunião de Diretoria do SIEEG-DF

Na primeira reunião da nova Diretoria do Sindicato da Indústria Extrativa do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG-DF), gestão presidida por Luiz Vessani, ocorrida em 28 de janeiro na FIEG, a ABPM participou como convidada, sendo representada pelo seu gerente executivo, Miguel Nery. O convite foi feito por Vessani, que também é diretor da ABPM, sendo prontamente aceito pelo presidente da ABPM, Luís Maurício Azevedo, o qual indicou o gerente executivo para representar a entidade. A participação se deu com uma palestra de Nery sobre o tema Avaliação da Situação Legislativa da Mineração.

Nery iniciou sua fala destacando a solidariedade da ABPM com as vítimas do desastre de Brumadinho. Em seguida, analisou o atual contexto político e econômico da mineração e a sua imagem perante a sociedade. Também descreveu as recentes mudanças regulatórias e o conjunto de projetos de lei que se encontram em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Comentou como cada projeto de lei em tramitação impacta o setor mineral. 

Em outra via, foi comentado possíveis medidas que influenciariam o seu crescimento setorial, concluindo com algumas iniciativas da ABPM para fortalecer o ambiente de negócios no país. “A mineração precisa mostrar para a sociedade a sua real importância e o seu compromisso com a sustentabilidade. O setor mineral não pode ser estigmatizado como um todo, por acusa de incidentes, graves sim, mas que não representativos da atividade mineral. É importante que tenhamos uma agenda positiva que melhore a competitividade internacional da mineração brasileira”, destacou Nery.

Além da palestra proferida por Miguel Nery, a reunião fez um balanço da gestão anterior do Sindicato, e discutiu outros temas como a organização do Conselho de Mineração da CNI, a nova lei ambiental de Goiás e um plano de sustentabilidade da mineração goiana. 

A pauta ainda contou com uma avaliação da imagem da mineração na sociedade, bem como a organização da BRASMIN – Feira da pequena e Média empresa de Mineração, que ocorrerá em Goiânia de 14 a 16 de julho de 2020, da qual a ABPM é um dos organizadores. O diretor da ABPM e presidente da Câmara de Mineração da FIEG, Wilson Borges, também foi palestrante na reunião, falando sobre a nova lei ambiental em Goiás.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br