Notícias

14 de maio | 22:08

Avanco avança na construção da maior mina subterrânea de cobre do Brasil

A Avanco Resources realizou, na quinta-feira (10), sua primeira audiência pública em Água Azul do Norte, no Pará. O objetivo foi mostrar os efeitos do projeto Pedra Branca sobre as comunidades locais, como Vila Feitosa, PA Jussara e Vila Canadá, além do impacto social que a maior mina subterrânea de cobre do Brasil pode causar.

A audiência, que teve duração de seis horas e foi baseada no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), contou com a participação de mais de 796 pessoas. Estiveram presentes o vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, o secretário de meio ambiente Thales Belo e o prefeito de Água Azul, Renan Lopes.

A Avanco, representada por seu diretor executivo Luis Azevedo, apresentou o projeto aos presentes por 45 minutos com ajuda dos consultores ambientais Claudio Lira e Tony Costa.

Foram feitos questionamentos sobre a geração de empregos diretos, principalmente para moradores locais, os impostos que serão gerados, a reparação de estradas locais e se a mina subterrânea criará algum problema para os agricultores locais.

O diálogo com a comunidade sobre o projeto foi simples, franco e direto. A companhia disse que empregará quase 100% de mão de obra local e teve apoio e cumplicidade dos moradores.

Ao final da audiência, foi realizado um almoço para cerca de 800 pessoas, selando a parceria entre a Avanco e a comunidade. Muitas crianças vislumbraram uma oportunidade para seus futuros.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br