Notícias

20 de novembro | 19:39

Diretoria da ABPM discute ações em defesa do setor mineral para 2021

Durante o encontro, os novos conselheiros da entidade foram apresentados

A Diretoria da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) se reuniu na terça-feira (17/11), por videoconferência, para discutir as principais ações que serão desenvolvidas pela entidade em 2021, incluindo a defesa do setor de mineração. Luís Azevedo, presidente da entidade, iniciou a reunião fazendo um balanço das atividades realizadas em 2020, particularmente com a parceria do COMIN-CNI, dando destaque para a luta que assegurou a mineração como atividade essencial para a sociedade.

A reunião contou ainda com a presença dos membros do conselho consultivo da entidade, recentemente indicados: Paulo Minsk (Largo Resources) e Antônio Carlos Tramm (CBPM). Ambos manifestaram satisfação em participar do conselho consultivo da ABPM. O conselho consultivo conta ainda com Elmer Prata – Presidente (EERIS), Jones Belthes - Vice-presidente (Nexa Resources), Francisco Alves (Brasil Mineral) e Hélcio Guerra (Biz Invest).  O gerente executivo, Miguel Nery, participou como convidado.

Na reunião, a Diretoria da ABPM deliberou que deverá participar do debate sobre a proposta de simplificação da mineração em Faixa de Fronteira, que vem sendo discutida pelo governo. A ABPM considera importante que as exigências de assentimento prévio sejam diminuídas, para destravar os investimentos nas regiões de fronteira do país. A entidade acredita que a iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento regional. 

Outro tema discutido foi a Tomada de Subsídios da ANM Nº 08/2020, em que o arcabouço normativo da ANM está sendo reavaliado.  ABPM deve indicar temas da agenda regulatória que sejam prioritários para regulamentação dos atos normativos da ANM em prol do desenvolvimento do setor.  A entidade incluiu também em sua agenda para 2021 a adoção de políticas de combate a atividade de extração ilegal e de garimpos clandestinos, bem como de simplificação do processo de licenciamento ambiental.

 

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br