Notícias

03 de maio | 19:29

Empresários lamentam crise provocada pela Covid-19

Na última quarta-feira (30), empresários líderes em seus segmentos, em uma live da FFA Legal, discutiram ações e saídas para o Covid-19. Estiveram presentes Fernando Coura, empresário do setor de ferro, presidente do Sindiextra MG e vice presidente da FIEMG, João Petrelli, empresário do setor de rochas ornamentais e diretor da Thor Mineração, e Luiz Vessani, empresário do setor de bauxita e fertilizantes, presidente do SIEEG GO e diretor da ABPM. A principal pergunta feita aos mesmos e que abriu o tema foi “Vocês já viram outras crises, qual a diferença para seu negócio desta crise?”.

As respostas foram muito próximas, alguns mais e outros menos, mas todos lamentam a crise, mas esta é mais uma pela qual estão atravessando dentre várias: confisco, inflação de 100% ao mês, quebra de bancos e negócios.

Em seguida foi perguntado aos três como eles vêem que o governo, Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Mineração (ANM) podem lhes ajudar, ou o setor, a sair da crise. Todos responderam que o maior problema do país é a morosidade, a burocracia e se perguntam se conseguiremos ser ágeis na retomada, se os governos  aprenderam algo com esta crise para nos superarmos esta âncora nas vidas das empresas. Ninguém quer desregulação, querem respostas em termos razoáveis.

João Petrelli, empresário do setor de rochas ornamentais deu vários exemplos, onde para licenciar uma jazida levou mais de 5 anos, e quando conseguiu operou no prejuízo por 2 e fechou, pois a rocha já não tinha mercado, preço não justificava os custos, “rocha é moda fashion”, disse ele.

Os palestrantes também foram enfáticos que o setor está se posicionando de forma solidária com a sociedade. É o segundo setor em doações e entre os de menor índice de contaminação, destacando papel da Vale, que foi a maior doadora depois dos bancos.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br