Notícias

12 de fevereiro | 12:13

JMC Yamana Gold implementa sistema em tablet nas operações da mina

Desde o final do ano passado a JMC Yamana Gold vem implementando o uso de tablets para a melhoria de gestão e controle no subsolo. O uso desse tipo de tecnologia na mineração reduz o tempo de identificação e resolução de problemas, proporcionando o acesso mais rápido às informações. A equipe de sondagem da mina foi pioneira neste processo e o objetivo é implementar também em outras áreas de operação.

Como parte da iniciativa da JMC em digitalizar planilhas de excel, em 2020 foi feita uma análise de viabilidade e pôde-se constatar a oportunidade de melhorar a gestão dos indicadores com a informatização dos dados com provenientes da operação direto no sistema eletrônico. Além da rapidez, o uso do sistema Smartmine, por meio de tablets, proporciona maior confiabilidade das informações pois são evitados erros de lançamento de dados devido ao padrão utilizado.

Após a implementação na frota de sondagem, com a configuração dos tablets e treinamento de todos os operadores, será a vez dos times de fandrill, carregadeiras, jumbo e LHD receberem a novidade, até junho deste ano.

“O uso do tablet melhorou consideravelmente tanto o preenchimento quanto os registros das informações, as manobras de sondagem agora são somadas automaticamente, evitando erros ou qualquer tipo de rasuras, sem contar a economia de várias folhas de papel por dia”, declara o operador de sondagem Flex de Souza Silva.

Além do uso do sistema em tablet, a JMC utiliza um sistema de rastreamento de pessoas e de máquinas, 24h, garantindo que operem juntos e de maneira mais segura e eficiente.

Sobre a Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br