Notícias

05 de setembro | 10:13

MME apresenta seminário sobre mineração em pequena escala

O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, na quarta-feira (28), o seminário “Diagnóstico socioeconômico e ambiental da Mineração em Pequena Escala”. O objetivo foi apresentar os resultados do projeto de mineração em média e pequena escala desenvolvido em parceria com o Banco Mundial.

O diagnóstico faz parte do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto Meta, que tem foco na ampliação e consolidação dos avanços dos setores energético e mineral brasileiros, dando apoio à competitividade e ao crescimento econômico e sustentável do país.

Para obter dados e analisar o contexto da mineração de pequena e média escala foram visitadas mais de 445 minas e aplicados mais de 13 mil questionários. Os dados da consultoria servirão de base para a construção de políticas públicas na área.

Estiveram presentes no evento o secretário executivo-adjunto do MME, Edvaldo Luís Risso; o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo; o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Bicca; a representante do Banco Mundial, Donia Petrescu e o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Antônio Carlos Bacelar.

“O que estamos disponibilizando para a sociedade são informações detalhadas e condensadas em um banco de dados que permite não apenas a sua atualização, mas, principalmente, a sua utilização por diferentes atores interessados na mineração em pequena escala. Entendemos o projeto Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala como um ponto de partida, uma referência para inúmeros outros projetos que advirão dele”, afirmou Maria José. As informações são do MME e da CPRM.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br