Notícias

27 de novembro | 14:19

Papel da CBRR é discutido na Exposibram 2020

ABPM coordena o painel que destaca a importância da nova regulação para a competitividade do setor mineral

 

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26/11, na Exposibram 2020, um painel que discutiu a importância da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR) para o aumento da competitividade da mineração brasileira, evento coroado de muito sucesso. A mesa redonda virtual contou com a Moderação de Miguel Cedraz Nery, Gerente executivo da ABPM e membro do Conselho Diretor da CBRR. Na sua fala, Miguel Nery destacou que “a CBRR é uma entidade que visa implementar no país o padrão internacional de classificação de recursos e reservas minerais, o resultará na alavancagem dos investimentos na mineração brasileira”.


Após a abertura feita pelo moderador da ABPM, o presidente da CBRR, Júlio Nery Ferreira, fez uma breve saudação aos expectadores, seguido por Edson Ribeiro, representante da CBRR no CRIRSCO (instituição internacional unificadora), que contextualizou os objetivos e funcionamento e o que representam os padrões internacionais de certificação jazidas. Foram ainda expositores do painel, os também membros do Conselho Diretor, Celeste Queiroz (CBRR/Vale) e Alessandro Medeiros (CBRR/AngloGold Ashanti), que apresentaram os temas: Critérios de Avaliação e Declaração de Recursos e Reservas Minerais e; Razoável perspectiva de extração econômica e o Papel dos Profissionais Qualificados, respectivamente.


A CBRR foi criada em 2015, sendo formada pela aliança das três mais importantes e representativas associações do setor mineral brasileiro: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral – ABPM, Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro – ADIMB e o Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.  Suas iniciativas incluem a difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia e diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais, de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO, bem como gestão do processo de certificação e registro de geólogos, engenheiros e profissionais atuantes no Setor Mineral como profissionais qualificados no Brasil.

 

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br