Notícias

02 de dezembro | 00:01

Personalidades do Ano do Setor Mineral recebem homenagens

Foram homenageados, na noite de quarta-feira (29), em São Paulo (SP), os vencedores do prêmio Personalidades do Ano do Setor Mineral 2017, da Brasil Mineral. Ao todo, 24 profissionais concorreram em 8 categorias.

Os homenageados participaram também de um debate onde o tema recorrente era como fica o setor mineral frente a aprovação da MP 789 (nova tributação) e 791 (criação da Agência Nacional de Mineração), e a não apreciação da MP 790, aquela que aborda o novo marco regulatório da mineração.

Entre os vencedores estava o presidente da ABPM, Luis Azevedo, vencedor da categoria Exploração mineral.

Durante o debate, Azevedo lembrou que os textos ainda estão pendentes de apreciação do presidente Michel Temer, e que apesar de significarem aumento de custos (MP 789), também foram reduzidas alíquotas. Ele destacou a importância da ANM para o setor mineral, que vai trazer mais independência, clareza, rapidez e isenção às decisões.

Ele lembrou ainda que os mineradores que reclamam sabiam do risco e do custo e pouco fizeram para esclarecer o Congresso Nacional e defender seus pontos. Destacou que precisamos, sem dúvida, trabalhar num texto legal que promova mudanças e atualize o Código de Mineração, mas devemos estar atentos e nos afastarmos das medidas inovadoras e estranhas ao setor, que são vistas com reservas. O principal porém foi assegurar ao minerador e investidor a segurança sobre as questões relacionadas às MPs aprovadas.

Muito emocionantes foram também as homenagens ao Professor Paulo Abib, e ao secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Vicente Lôbo, especialmente este último, que num discurso bem apaixonado destacou o empenho e a dedicação da sua equipe no Ministério de Minas e Energia (MME), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) durante os últimos meses dedicada a promover as reformas do setor mineral.

A ABPM agradece à Brasil Mineral, que por décadas tem ajudado o Brasil e a sociedade brasileira a conhecer e defender o setor mineral, que foi inclusive homenageada também pelo seu conselho, na pessoas dos editores e jornalistas Francisco Alves e Sergio de Oliveira.

 
Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br