Notícias

22 de outubro | 22:26

Presidente da ABPM se reúne com ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni e deputado presidente da Frente Parlamentar da Mineração

O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Luis Azevedo, no dia 15 de outubro às 16h juntamente com a deputada Laura Carneiro, teve audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sobre temas gerais na agenda do governo, como mineração em terras indígenas, meios para agilização dos processos de outorga na ANM, Meio Ambiente, Serviço Geológico Nacional, etc.

O ministro se mostrou muito interessado nas ideias da ABPM e questionou as posições da associação sobre os temas: mineração em terra indígena (MTI) e garimpagem. A ABPM expôs suas opiniões apresentadas anteriormente ao secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Alexandre Vidigal, que, em resumo, é favorável, desde que respeitada a vontade das comunidades no que diz respeito à MTI. E sobre garimpagem igualmente apoia o tema, desde que pautada pelos princípios da legalidade e sustentabilidade, e que a associação condena qualquer atividade que desobedeça os preceitos legais.

Lamentou os recentes eventos na região de Marabá, Aripuanã e na Terra Ianomâmi, exemplos claros de desrespeito às normas legais, e apoiou o governo através da Polícia Federal na coibição das atividades clandestinas.

No dia seguinte, 16 de outubro, Luis Azevedo se reuniu com o presidente da Frente Parlamentar da Mineração, Ricardo Izar. Eles falaram sobre o potencial mineral brasileiro, como desenvolver este setor sem abrir mão da sustentabilidade e dos objetivos principais do governo, a criação de empregos.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br