Notícias

03 de agosto | 11:19

Setor de mineração em Goiás deve receber US$ 8 Bi em investimentos em três anos

O setor de mineração em Goiás deverá receber aproximadamente R$ 8 bilhões em investimentos nos próximos três anos. A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara Setorial da Mineração (Casmin), Wilson Borges, durante o evento Momento Mineração, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) na quarta-feira (24). “Esse valor é somente em expansão e modernização de empreendimentos já em operação”, declarou.

O Estado é o terceiro polo mineral do Brasil, atrás apenas do Pará e Minas Gerais e tem perspectiva de geração de 175 mil empregos no setor mineral nos próximos três anos.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Luis Azevedo, apesar de Goiás ter potencial de crescer no setor, por ter um terreno fértil de minerais, apresenta entraves no licenciamento ambiental. 

Além disso, também surgiram dúvidas entre os investidores sobre a nova política de incentivos fiscais que pode ser adotada pelo governo de Ronaldo Caiado. “Os benefícios fiscais sempre foram ‘bem-vindos’ para novos investimentos na área da mineração em Goiás”, disse. 

No evento, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, afirmou que o governo federal trabalha para melhorar o ambiente de negócios para o setor. A intenção é enviar projetos de lei que facilitem a concessão de licenças ambientais e entrada de dinheiro estrangeiro. “Patrimônio que fica debaixo da terra não interessa. Amanhã, pode não haver mais essa demanda (pelos minérios)”, declarou.

Além de Azevedo e Vidigal, participaram os diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tasso Mendonça Júnior e Tomas Antonio A. de Paula; o dirigente da Mineração Serra Verde, Luciano Borges; o diretor da ABPM Luiz Vessani, Arão Portugal, da Amarillo, além de outras lideranças empresariais e de entidades do setor mineral. Com informações da FIEG.

 
Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br / secretaria_exec@abpm.net.br