Notícias

04 de maio | 20:20

Vicente Lôbo reforça revitalização do setor mineral

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo, participou na semana passada do 39o aniversário do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), no Rio de Janeiro (RJ). Ele falou sobre os esforços do MME para revitalizar o setor mineral brasileiro. Também participaram do evento Victor Bicca, do DNPM, e Eduardo Ledsham, do CPRM.

Durante o encontro, Lôbo elencou um conjunto de medidas que compõem o Programa de revitalização da indústria mineral brasileira. Segundo Vicente, as ações visam atrair mais investimentos, aumentar a produção mineral no país e ampliar a participação do setor no PIB de 4% para 6%.  Entre elas está a criação de uma agência nacional de mineração e a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), além da regulamentação do código de mineração.

Ao final da apresentação, Lôbo falou sobre os quatro blocos de áreas incluídas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e sobre o novo modelo de disponibilidade de áreas do DNPM a ser implantado até o final deste ano.

Durante o evento foi assinado um acordo de cooperação técnico-científica entre o MME, por intermédio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), o DNPM, a CPRM e o CETEM,  para o desenvolvimento de programas, projetos de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação.

CETEM

O CETEM é um instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) fundado em 1978. É a única instituição pública do país com foco no desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento sustentável dos recursos minerais brasileiros, de interesse direto para o setor minero-metalúrgico. 

As informações são do MME

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br