Invest Mining e B3 avançam na implantação Bolsa de Venture Capital para mineração no Brasil

Em reunião ampliada do Comitê Gestor da Rede Invest Mining realizada em  21 de novembro, na sede da B3 em São Paulo, mais passo foi dado no sentido da implantação no Brasil de uma bolsa venture capital voltada para a mineração, particularmente para financiar  projetos de pesquisa mineral como ocorre em outros países como Canadá e Austrália.

A reunião  contou com a participação das entidades que formam a Coordenação da Invest Mining (ABPM, ADIMB, CBRR e IBRAM) e instituições de governo como BNDES, ANM, SGB/CPRM, teve como participantes a B3, anfitriã do encontro,  a Genial Investimentos, a Ore Investimentos, e a Fronteira Minerals.

Na reunião, se discutiu o cenário atual da economia mineral pautada pela transição energética, bem como o contexto do potencial das empresas que podem vir a serem listadas na bolsa. Também, foi discutida a elaboração de um Guia para listagem de empresas a partir de experiências de outras bolsas como a TSX de Toronto, no Canadá.

Como encaminhamento, ficou definido que será realizado um mapeamento amplo de empresas potenciais parara listagem. Outro mapeamento de empresas que atendam critérios para capitalização voltada a investidores qualificados como: Empresas com potencial para Dual Listing e empresas com risco geológico superado.

Ficou decidida a Convocação de uma reunião com setor mineral / investidores para validação da estratégia de estruturação do mercado de Venture Capital no país, que deverá ocorrer na primeira semana de fevereiro de 2024. Também, será concluída a adaptação dos guias da TSX/ASX  para o Guia de Listagem brasileiro e  a sua divulgação.

Outro ponto de Discussão envolveu aspectos regulatórios de Venture Capital que necessitam maior diálogo com a CVM na sua condição de órgão regulador. A reunião reafirmou a necessidade de se trabalhar pela aprovação do incentivo fiscal à pesquisa mineral

Por fim, o grupo continuará trabalhando na Identificação dos gargalos no ecossistema para listagem de venture capital visando o aprimoramento da proposta.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:

Ir ao Topo