Primeiras Junior Companies poderão ser listadas na B3

Na semana passada, ocorreu em Brasília uma importante reunião entre a Coordenação da Rede Invest Mining, a B3 e três empresas que manifestaram interesse em se listarem na bolsa aqui no país. A partir do trabalho que vem sendo articulado pela Rede Invest Mining, a bolsa brasileira poderá iniciar o recebimento de pedidos de listagem de empresas brasileiras em fase pré-operacional que estejam atuando em pesquisa mineral, as chamadas Junior Companies.

A ideia é possibilitar na bolsa de valores no Brasil a capitalização dessas empresas, para que possam efetuar suas ofertas públicas iniciais (IPO) ainda na fase de pesquisa mineral, e que no futuro, venham a fazer o follow up ou graduação de seus projetos para empresas operacionais para a fase de produção.

Esse tipo de listagem já ocorre em outros países, com destaque para Canadá e Austrália. Nessas operações as empresas valorizam as suas ações listadas não pelo desempenho de seus balanços financeiros e operacionais, mas pelo sucesso obtido na exploração mineral, a medida em que avança o trabalho de pesquisa até a comprovação da existência da jazida, e os relatórios vão sendo disponibilizados ao público interessado em investir na compra dessas ações.

Como estratégia inicial, por se tratar de um mercado de risco, a Rede Invest Mining adotou como critérios para contato com as três empresas o fato de já estarem listadas em bolsa de outro país, o que minimizaria o risco de mercado, bem como o fato de já terem avançado pelo menos no nível de indicação de existência de recursos minerais, portanto, tendo vencido a fase de risco geológico, também.

Na reunião, a B3 teve a oportunidade de explanar para as três empresas interessadas em fazer o Dual Listing como é o procedimento de listagem na bolsa e comentou algumas restrições regulatórias. Como encaminhamento, a B3 deverá enviar correspondência a essas empresas, que por restrições de compliance, não é possível divulgar seus nomes neste momento, descrevendo formalmente o procedimento para que iniciem a instrução da documentação necessária às suas respectivas listagens, que ocorrerão em momento oportuno.

A Rede Invest Mining é uma rede colaborativa, não tem pessonalidade jurídica, focada na promoção do financiamento das atividades de mineração no Brasil, voltada ao fomento de ações que resultem na melhoria do ambiente de negócios, na atração de investimentos com consequente expansão, na diversificação e do fortalecimento da produção mineral meio do aumento do número de empresas mineradoras atuantes no país.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:

Ir ao Topo