ABPM apresenta à ANM demandas dos associados
O presidente do Conselho Deliberativo da ABPM, Luís Maurício Azevedo, se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, na quinta-feira (25/1), em Brasília para tratar de pautas de interesse dos associados da entidade.
Agenda Regulatória da ANM, direito minerário como garantia, digitalização de processos da ANM; revisão da Resolução de Sanções (Resolução nº 122/2022); procedimentos de disponibilidade de áreas, Guia de Utilização, alvará de 4 anos e regras de transição e DUP foram alguns dos assuntos tratados durante a reunião.
Sobre direito minerário como garantia, Azevedo ponderou a necessidade de alteração da Resolução da ANM, sobre o tema, citando o trabalho do Invest Mining em parceria com a B3 e instituições financiadoras para ampliar as possibilidades de financiamento às atividades de pesquisa e lavra.
O diretor-geral da ANM disse que reconhece a importância das pautas levadas pela ABPM para o setor de mineração, apesar das dificuldades a agência tem trabalhado para solucionar gargalos de regulação e aposta em tecnologia para atender as demandas do setor.
Sousa disse que a digitalização já é uma realidade na ANM. “Aceleramos nossa curva de aprendizado e a velocidade da digitalização dos processos aumentou. Saímos de 8 % para 52%, isso faz parte de um processo amplo de planejamento que inclui o uso Inteligência Artificial.”