ABPM apoia realização do XV Seminário Internacional de Energia Nuclear

Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração – ABPM confirmou seu apoio institucional ao XV Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2024), evento que promete ser um marco no setor nuclear brasileiro. Com um enfoque especial no desenvolvimento do projeto nacional de reator modular de pequeno porte – o SMR Brasileiro, o seminário contará com um dia inteiro de debates dedicados a esse tema emergente.

A edição de 2024, que marca os 15 anos de realização do SIEN/ENCOM, acontecerá no Rio de Janeiro e terá formato híbrido, combinando sessões presenciais e virtuais, com transmissão ao vivo e tradução simultânea. O evento, que ocorre entre os dias 28 e 30 de agosto, também incluirá uma visita técnica às usinas da Central Nuclear de Angra dos Reis.

Projeto SMR Brasileiro

O desenvolvimento do SMR Brasileiro, inspirado no projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE), tem gerado grande expectativa no meio científico e nuclear do país. A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) já deu início a um processo interno de capacitação e estudos voltados para os SMR, com o objetivo de estruturar um projeto nacional que aproveite a tecnologia e a cadeia produtiva já existente no Brasil, resultado do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Workshop SMR

O workshop sobre o SMR Brasileiro é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), que propôs o tema, e entidades como a Amazul e a Marinha do Brasil, representada pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Este workshop especial é uma das muitas atrações do SIEN 2024, que abordará também outros desafios, como a conclusão de Angra 3, a mineração de urânio e a produção de combustível nuclear.

SIEN 2024 em Números

  • 15 edições consecutivas
  • 3 dias de debates SIEN/ENCOM
  • 60 palestrantes e debatedores
  • 20 painéis, mesas redondas e palestras
  • 12 mil participantes
  • Ampla cobertura da mídia
  • 000 e-mails enviados em cada edição
  • 50 patrocinadores e apoiadores institucionais nas 14 edições anteriores

 

Além dos debates técnicos, o SIEN 2024 contará com o ENCOM – Encontro de Comunicação, que busca sensibilizar a sociedade sobre os benefícios socioambientais e econômicos da tecnologia nuclear.

O apoio institucional da ABPM reforça a importância do SIEN 2024 como plataforma de discussão e desenvolvimento para o setor nuclear brasileiro, prometendo avanços significativos e inovações tecnológicas.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:

Ir ao Topo