ABPM participa de encontro na CNI sobre Macrotendências Globais para a Indústria
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Observatório Nacional da Indústria (ONI), realizo encontro do Projeto Impactos das Macrotendências Globais para a Indústria Nacional. Esse projeto surge com o anseio de identificar, compreender e avaliar criticamente as implicações de macrotendências nos setores industriais. Os resultados irão fornecer insumos para que as organizações possam antecipar os movimentos de futuro, prevendo impactos potenciais na indústria, e, assim, se preparar para a implementação de mudanças, sejam elas incrementais ou disruptivas.
Macrotendências são movimentos globais ou de grande escala em curso na atualidade, que se distinguem por trajetórias duradouras de transformações, por um período mínimo de dez anos. Movimentos como instabilidades geopolíticas, transição tecnológica e digital, mudanças climáticas e escassez de recursos são exemplos de macrotendências.
A ABPM esteve representada no encontro com o presidente do Conselho da entidade, Luís Maurício Azevedo e o diretor Marcos André Gonçalves, que também preside o Conselho Superior da Adimb.
Uma das etapas do projeto prevê a participação de especialistas representantes das empresas, indicados pelas federações dos estados, com conhecimento nos setores priorizados. A intenção é que os convidados colaborem, de forma voluntária, na avaliação das implicações de 14 macrotendências sobre seu setor, e que proponham recomendações tendo em vista as transformações em curso.