ABPM participa de encontro com diretores da ANM
Durante encontro com diretores da ANM, a ABPM sugeriu aprimoramentos nos procedimentos de disponibilidade de áreas para tornar os processos mais competitivos e inclusivos. Apresentou também estudo elaborado pela entidade sobre o emprego da Guia de Utilização.
Encontro foi realizado na sede da ANM em Brasília.
O Presidente do Conselho da ABPM, Luís Maurício Azevedo, o diretor Luiz Vessani e o gerente executivo, Daniel Vieira, foram recebidos em audiência, em 21/9, pelos Diretores da ANM, Mauro Sousa e Guilherme Gomes. Na oportunidade foi debatido o posicionamento do Tribunal de Contas da União quanto ao uso da Guia de Utilização.
O presidente do Conselho da ABPM apresentou informações de estudo elaborado pela entidade sobre o emprego da Guia de Utilização, que indica não haver excesso ou desvirtuamento nas suas emissões. Foi destacada, ainda, a relevância desse instrumento para determinar os melhores processos de produção para o melhor aproveitamento dos recursos minerais.
Outro assunto em pauta foram os procedimentos de disponibilidade de áreas. A ABPM entende que os procedimentos representam um grande avanço em relação à sistemática adotada anteriormente, contudo, sugeriu aprimoramentos de forma a tornar processos mais competitivos e inclusivos.
Nesse sentido a ABPM apresentou aos diretores da ANM uma série de sugestões de aprimoramento e se colocou à disposição da Agência para discutir e aprofundar as possíveis melhorias. Os diretores agradeceram a iniciativa da ABPM em apresentar as sugestões e ressaltaram que a ANM vem estudando alternativas para aperfeiçoar os processos de disponibilidade de áreas a partir da experiência adquirida nas rodadas realizadas.