ABPM participa de seminário no MME sobre minerais críticos para transição energética

O objetivo do evento é promover o diálogo sobre os minerais estratégicos e a janela de oportunidade aberta para o Brasil pela transição energética. Organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), o seminário “Mineração e transformação mineral de minerais estratégicos para a transição energética reuniu empresas e entidades públicas e privadas que atuam no setor.

A ABPM esteve presente no evento representada pelo diretor Marcos André Gonçalves; o gerente executivo Daniel Vieira; o consultor Miguel Nery; Pedro Bergh, da Tozzini Freire Advogados; e Giancarlo Silva, da Ígnea Geologia & Meio Ambiente. Na ocasião, eles conversaram com o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback e o diretor-geral da ANM Mauro Sousa.

Na abertura do evento, ministério Alexandre Silveira disse que governo pretende lançar no segundo semestre um programa que busca incentivar a produção de minerais críticos, essenciais para a transição energética. O Programa Mineração para Energia Limpa, prevê algumas iniciativas, entre elas, agregação de valor na produção mineral brasileira, capacitação de mão de obra, ampliação do conhecimento geológico e pesquisa mineral no país.

“Não existe transição energética sem mineração,” disse Silveira, destacando que a mineração brasileira será cada vez mais eficiente, mais verde, mais segura, global e mais sustentável.  “É preciso também um olhar social” para conectar a atividade com a melhores práticas socioambientais, afirmou Silveira.

“No cenário global de descarbonização e da transição energética, temos uma grande oportunidade para atrair investimentos no setor mineral brasileiro e destacar o nosso papel de liderança global para um mundo mais verde”, avaliou o ministro.

Além do MME, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); do Serviço Geológico do Brasil (SGB); do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), entre outros órgãos públicos, contribuirão com os debates. O seminário irá proporcionar o diálogo entre os setores público e privado.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:

Ir ao Topo