Conselho Diretor
Presidente
Luis Mauricio Ferraiuoli Azevedo

Advogado e geólogo, atuante no setor mineral há mais de 25 anos, sócio da FFA Legal & Support Mine Companies, diretor conselheiro da ABPM - Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral desde sua fundação. Graduado em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1986, em Direito pela Faculdade Integradas Candido Mendes em 1992 e Pós Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Complementação Profissional em Direito Corporativo em Toronto. Diretor Executivo da Avanco Resources(ASX), Harvest Minerals(AIM), Diretor Independente da Talon Resources(TSX). 

Vice Presidente
João Luiz Nogueira de Carvalho

Graduado em  Engenharia Geológica pela Universidade de Ouro Preto (UFOP), possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFMG) – Cursos de Gestão e Qualidade (Fundação Christiano Ottoni), Especialização em Gestão de Projetos e Contratos (Fundação Dom Cabral) e Curso Gestão de Pessoas, Estratégias Empresarial, Negociações (HSM) – MBA em Gestão de Negócios (FGV) – MBA CEO (FGV).

É membro da  Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e da ABPM (Desde junho de 2016), foi conselheiro da ADIMB ( 2015-2016), Membro do Conselho Curador  FG ( 2008-2014), Membro do Conselho Fiscal FG ( Desde 2014) e Conselheiro do CREA-MG ( 2001-2008).

Diretores
Luiz Antônio Vessani

Geólogo, Formado na UNB, sócio das empresas EDEM Projetos e Mineradora Santo Expedito.

Marcos André Gonçalves

Geólogo  com mestrado em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp, possui MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Com ampla experiência no setor de mineração já foi Presidente da ADIMB (2014-2016) e nos últimos 8 anos é Presidente da Codelco do Brasil. Já atuou como Gerente Nacional da Altoro Mineração e da Pedra Branca Mineração por 8 anos e como geólogo de exploração para a Gold Fields do Brasil durante 5 anos.

Guilherme Simões Ferreira

Advogado (UDF), MBA em Gestão Empresarial (FGV), com 16 anos de experiência no setor mineral, é atualmente Gerente Geral Jurídico na Nexa Resources, Conselheiro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, e Coordenador da Comissão Jurídica do IBRAM.

Wilson Antônio Borges

Contador, pós graduado em RH, 33 anos de atuação no setor mineral, Presidente Câmara Setorial Mineração CASMIN/FIEG, Diretor Sindicato das indústrias extrativas de Goiás e DF (SIEEG).

Washington Rydz R. Santana

Geólogo (UFBA), MSc em Exploração Mineral ((Imperial College, London-UK), MBA (UFBA), com mais de 45 anos de experiência em gerenciamento técnico e administrativo em empresas do setor mineral, principalmente CPRM, FERBASA, CBPM, COO da BEMISA e CEO da WRYDZ GEOSERVICES LTDA, atualmente na área de Economia Mineral e Oportunidades de Negócios da CBPM.

Conselho Consultivo
Elmer Prata Salomão

Presidente do Conselho Consultivo 

 

Miguel Antônio Cedraz Nery

Vice Presidente do Conselho Consultivo

O Sr. Miguel Nery é Diretor de Desenvolvimento Produtivo na ABDI desde março de 2015.

Doutor em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestre em Geociências - Área de Concentração de Administração e Política de Recursos Minerais, pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Engenhero de Minas pela Universidade Federal da Bahia (1984). Foi Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia. Atuou como professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia e professor da Unidade de Ensino da Bahia - Unibahia. Membro do Comitê Gestor do CT-Mineral do Ministério da Ciência e Tecnologia (2003 a 2011). Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH. Áreas de Atuação: Gestão de Recursos Minerais e Hídricos, Gestão de Política Industrial e Tecnológica, Elaboração e Análise de Projetos. Tem diversos trabalhos publicados, realizado inúmeras conferências no Brasil e em outros países. Orientou doze dissertações de mestrado e tem participado de bancas examinadoras de mestrado e doutorado em várias Universidades no país. De 2011 a 2015, foi Gerente de Projetos da Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), respondendo pelas segmentos de Petróleo. Gás & Naval, Automotivo, Energias Renováveis, Mineração, Metalurgia, Quimico, Plásticos, Higiene, Proteção Pessoal e Cosméticos, Agroindústria, Têxtil, Couro e Calçados. 

Hélcio Guerra

Conselheiro

Helcio é membro do Conselho Diretor do IBRAM e do Conselho Estratégico da FIEMG. Em 2008, ele assumiu a liderança da AngloGold Ashanti no Brasil, a partir de 2013 sua função passou a ser a Vice-Presidência Sênior na região Américas, liderando operações nos Estados Unidos, Argentina e Brasil.

É Engenheiro Metalurgista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA Executivo pela J.L. Kellogg Graduate School of Management, nos Estados Unidos. Tem cursos de especialização pelo INSEAD - Instituto Europeu de Administração, na França, pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology; pela Wharton Business School/Universidade de Pennsylvania e pela IMD Business School, na Suíça. Consolidou sua carreira profissional no desenvolvimento do negócio mineral no Brasil e no exterior. Possui conhecimento integrado da cadeia de valor da mineração global, que vai desde a montagem de projetos até a comercialização do produto, passando pela exploração, extração, beneficiamento e logística produtiva, além da viabilização de estratégias em atendimento a demandas dos acionistas.

Sua experiência profissional compreende empresas controladas pela Vale, como Cadam, Pará Pigmentos e Mineração Onça Puma, atuando como Diretor Presidente. Na Vale, também assumiu a função de Diretor do Departamento de Minerais Industriais e Metais Nobres, atuando nos negócios de ouro, fertilizantes, caulim e níquel.

 

Francisco Alves

Conselheiro

Jornalista, bacharel em Comunicações com especialização em Jornalismo, formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 1978; iniciou sua carreira profissional no jornal Folha de S. Paulo, como revisor. Posteriormente exerceu o cargo de editor da Editora do Grêmio Politécnico da Escola Politécnica da USP; foi redator temporário no jornal O Estado de São Paulo, nas editorias de Política e Economia; redator do jornal Diário do Grande ABC; atua na cobertura do setor mineral há 39 anos; foi um dos fundadores da revista Brasil Mineral, em 1983, da qual mantém-se como editor até a presente data; é autor de centenas de artigos e reportagens sobre o setor mineral; fundou e mantém-se como editor das revistas Saneamento Ambiental, Química Industrial e Brasil Alimentos; realizou viagens de trabalho a diversos países, dentre os quais Argentina, Bolívia, Chile, China, Peru, Venezuela, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Suécia, França, Polônia, dentre outros; participou de mais de uma centena de eventos nacionais e internacionais relacionados com as áreas de Mineração, Química e Meio Ambiente.

José Luis Bringel Vidal

Conselheiro

 

Pós-graduado em Administração de negócios pela instituição de ensino ESPM, estudou Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia Mauá, nos anos 1987/1991 e é técnico em eletrônica. Fez mestrado em Transporte, nos anos de 1999/2000, pela Escola Politécnica da USP. Possui MBA em Propaganda e Marketing e especialização em Economia pela FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

José Vidal é membro do Conselho de Administração na empresa BEMISA – Brasil Exploração Mineral S. A, onde atua desde 2001. Como consultor sênior, operou em diversas empresas no Brasil e no exterior, tais como Zamin Resources Limited, Warburg Pincus LLC, Itochu Corp & JFE Steel & Posco Group and China Steel, Hatch & CODELCO, Rio Tinto & Alcan, SNC-Lavalin, Bahia Mineração e Consulado do Canadá em São Paulo. Em 2005, apresentou o Projeto MHAG Mineração e a Construtora Camargo Correa às 3 Principais Empresas Líderes de Aço na China para negociar o Projeto e a Produção de Minério de Ferro.

Desde 2003, trabalha na WV Logistics, onde é diretor geral. Fez parte da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, de 2000 a 2006, como Membro do Conselho de logística. Representante da FECOMERCIO em 2003, atuou como Coordenador Nacional do Conselho de Logística da FECOMERCIO, para discutir e analisar as questões e fornecer soluções pertinentes. Trabalhou como diretor Geral na empresa The Pasha Group e como Gerente Unidade de Negócios na empresa Ferrovia Centro Atlântica.

Jones Belther

Conselheiro

O Sr. Jones Belther é Diretor de Tecnologia e Exploração Mineral da Votorantim Metais desde 2004. Antes foi Country Manger da Vale no Peru durante o período de 2002 e 2004. 

Possui 25 anos de experiência na área. No Brasil e no exterior trabalhou em diversas companhias tais como Rio Tinto Brasil, Golden Star Resources e Vale. Possui graduaçao em Geologia pela Universidade do Estado de São Paulo - UNESP, onde também obteve o título de Mestre em Exploração Mineral.

Dúvidas ou sugestões
Estamos a disposição, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, sinta se a vontade em entrar em contato conosco através dos contatos abaixo:
Fone: (61) 35477645
E-mail: abpm@abpm.net.br