Nota Pesar pelo Falecimento de Raul Jungmann em nome da ABPM

A Diretoria e o Conselho Deliberativo da ABPM, recebem, com profundo pesar, a notícia do falecimento de Raul Jungmann, uma das figuras públicas mais relevantes da vida institucional brasileira nas últimas décadas.
Raul Jungmann construiu uma trajetória sólida e respeitada na sua vida pública.
Foi Deputado Federal, quando se destacou pela atuação firme, técnica e, pelo compromisso com o debate democrático e o interesse público. Atuou, também, como Ministro de Estado, com passagens marcantes pelos Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e e também da Defesa, sempre reconhecido pela capacidade de diálogo, equilíbrio institucional e visão estratégica.
Atualmente, exercia a Presidência Executiva do Instituto Brasileiro de Mineracão – IBRAM, desempenhando papel central no fortalecimento do setor mineral brasileiro.
Defendeu uma mineração moderna, responsável e sustentável, contribuindo para elevar o nível da governança, do diálogo institucional e da inserção estratégica da mineração no desenvolvimento do país.
Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade à família, aos amigos e a todos que conviveram com Raul Jungmann. O Brasil perde um homem público de ideias claras, espírito republicano e dedicação genuína ao país.
Que seu legado siga vivo nas instituições que ajudou a construir e nos valores que sempre defendeu.
Nossos mais sinceros sentimentos.
João Luiz Nogueira Carvalho
Diretor Executivo
Luis Azevedo
Presidente
Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração – ABPM




