Equinox Gold apresenta projeto inovador para inclusão de pessoas com deficiência na mineração 

Iniciativa conecta PcDs com oportunidades de inclusão e crescimento profissional, preparando lideranças e equipes para uma gestão empática e efetiva
A Equinox Gold, por meio da Mineração Santa Luz, apresentou durante o INDEX – A Feira da Indústria da Bahia, o Programa de Oportunidades para Novos Talentos com Equidade (PONTE), uma iniciativa voltada para a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no setor de mineração.
Recém-lançado, o Programa PONTE representa um marco de transformação social e cultural, conectando talentos, muitas vezes invisibilizados, às oportunidades de crescimento em um setor historicamente desafiador para práticas inclusivas, como é o caso da mineração.
A iniciativa oferece vagas de trabalho exclusivas para PcDs, que serão acompanhadas por uma trilha de desenvolvimento técnico, comportamental e cultural, além da preparação de lideranças e equipes para uma gestão empática e efetiva.
Mesmo em fase inicial, o programa já mobilizou lideranças e equipes em capacitações sobre gestão inclusiva, vieses inconscientes e comunicação acessível. Também ampliou parcerias externas com instituições especializadas em inclusão, fortalecendo o ecossistema de apoio aos novos talentos.
“Para a Equinox Gold, o PONTE vai muito além do cumprimento da cota legal de contratação de PcDs. Trata-se de uma estratégia de negócio alinhada aos princípios ESG, fortalecendo a cultura de diversidade, equidade e inclusão. Ao criar um ambiente acessível, seguro e acolhedor, a empresa reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas, a inovação pela diversidade de perspectivas e o impacto positivo nas comunidades onde atua”, afirma Camila Santana, analista de RH da Equinox Gold.
Em sua primeira turma, o programa ofertou mais de 10 vagas exclusivas para PcDs em diversas áreas da empresa. Nos próximos meses, os primeiros contratados vão iniciar sua jornada de desenvolvimento dentro da companhia, consolidando o PONTE como referência no setor.
Responsabilidade ambiental e preparação para um futuro sustentável
Além da apresentação do Programa PONTE, a Equinox Gold marcou presença nas discussões importantes sobre os desafios e as oportunidades frente à agenda climática que será debatida na COP30, que acontece em novembro deste ano, no Pará.
A gerente jurídica regulatório da Equinox Gold, Giselle de Oliveira, compôs o painel “Iniciativas da indústria baiana para adaptação e mitigação das mudanças climáticas”, debatendo as iniciativas sustentáveis que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa e o compromisso das empresas com uma indústria cada vez mais sustentável.
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

Share This Story, Choose Your Platform!